Mesmo não tendo sido nunca com um domínio folgado, a dupla Elfyn Evans / Scott Martin carimbou uma vitória incontestada no Rali da Suécia, segunda ronda do WRC 2025. A formação da Toyota liderou praticamente do início ao fim da prova, tendo apenas perdido o comando em três momentos distintos, mas rapidamente recuperado, para chegar ao seu 10º triunfo em provas do Mundial.
Para a formação britânica, este foi um fim de semana perfeito já que, a somar à vitória do rali, amealhou ainda o máximo de pontos no “Super Sunday”, bem como na Power Stage. Com este resultado, Evans comanda destacado o campeonato com 61 pontos.
A Toyota esteve em grande destaque, tal como na prova anterior, e desta vez a surpresa foi Takamoto Katsuta. Navegado por Aaron Johnston, o piloto japonês mostrou uma competitividade pouco habitual, “roubou” a liderança do rali ao seu companheiro de equipa por duas vezes e lutou pelo triunfo até ao derradeiro troço, conquistando o segundo melhor registo na Power Stage com apenas 1 décima de desvantagem para o vencedor.
O pódio ficou completo com o melhor dos Hyundai em prova, tripulado pelos campeões em título Thierry Neuville e Martijn Wydaeghe. A dupla belga fez um rali em crescendo rodando bastante tempo no 5º posto mas a meio da segunda etapa conseguiu juntar-se à luta com os homens da Toyota e chegando ao derradeiro dia a pouco mais de 6 segundos da liderança. Contudo, o poderio da Toyota e a competitividade dos seus rivais não permitiu a Neuville melhor que o degrau mais baixo do pódio na classificação final.
Na 4ª posição ficou o segundo melhor Hyundai. Ott Tanak e Martin Jarveoja ainda conseguiram dar “um ar de sua graça” ao liderarem a prova durante uma classificativa, mas os sucessivos problemas com o seu Hyundai i20 Rally1acabaram por retirar confiança à dupla estónia que, depois de um “magro” quinto lugar em Montecarlo, saem da Suécia com um 4º posto a saber a pouco para as suas ambições.
Em pior forma está Kalle Rovanpera. O jovem prodígio finlandês está a ter um arranque de temporada irreconhecível parecendo ter perdido o fulgor de outrora. Rovanpera e o seu navegador Jonne Haltunen não conseguiram oferecer à Toyota melhor que o 5º posto final, apresentando uma estranha falta de ritmo e de adaptação aos novos pneus Hankook.
Do lado da M-Sport, o melhor representante foi o jovem letão Martins Sesks. Navegado por Renars Francis, Sesks deu na Suécia início ao seu programa de 6 ralis do WRC com o Puma Rally1 mas teve algumas dificuldades de adaptação aos novos pneus. Ainda assim, Sesks mostrou uma boa evolução deixando antever competitividade para as próximas provas.
Com o 9º lugar final, Oliver Solberg e Elliott Edmondson em Toyota Yaris, levaram de vencida a WRC2 batendo por mais de 40 segundos os finlandeses Roope Korhonen e Anssi Viinikka em carro idêntico.
Na WRC3, os australianos Taylor Gill e Daniel Brkic venceram, resultado que retetiram igualmente na Junior WRC.
A próxima prova do Mundial é o Rali Safari, que se disputa de 20 a 23 de Março.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1. Elfyn Evans / Scott Martin (Toyota Yaris Rally1) 2:33:39.2
2. Takamoto Katsuta / Aaron Johnston (Toyota Yaris Rally1) +3.8
3. Thierry Neuville / Martijn Whydaeghe (Hyundai i20 Rally1) +11.9
4. Ott Tanak / Martin Jarveoja (Hyundai i20 Rally1) +16.8
5. Kalle Rovanpera / Jonne Haltunen (Toyota Yaris Rally1) +32.8
6. Martins Sesks / Renars Francis (Ford Puma Rally1) +2:09.4
7. Sami Pajari / Marko Salminen (Toyota Yaris Rally1) +2:27.0
8. Gregoire Munster / Louis Louka (Ford Puma Rally1) +4:08.6
9. Oliver Solberg / Elliott Edmondson (Toyota Yaris Rally2) +8:23.1
10. Roope Korhonen / Anssi Viinikka (Toyota Yaris Rally2) +9:05.6
Classificações completas em https://www.ewrc-results.com/final/90017-rally-sweden-2025/